Trago uma boa notícia para você!
Uma meta-análise feita por pesquisadores chineses e publicada em 2020 concluiu que a acupuntura é um importante recurso no manejo multimodal das dores nas costas (lombalgias) não específicas/inespecíficas.
A lombalgia é classificada como inespecífica quando a tensão muscular, a dor e a rigidez na região lombar não são atribuídas a uma doença específica.
Cinco ensaios, reunindo 7587 participantes, foram incluídos nessa meta-análise. E todos mostraram que a acupuntura foi eficaz na indução do alívio da dor e como tratamento adjunto aos cuidados habituais.
Essa revisão mostrou, ainda, que o tratamento com acupuntura apresenta uma diferença significativa e traz uma melhora na qualidade de vida dos pacientes em relação à intensidade de dor e incapacidade por ela gerada.
Outro estudo, feito por pesquisadores de Xangai, comparando o efeito da EletroAcupuntura (EA) e da estimulação elétrica neuromuscular (EENM) em soldados na ativa com dor lombar crônica mostrou que ambas as técnicas têm resposta positiva no tratamento da lombalgia. Porém, a EletroAcupuntura oferece benefícios mais duradouros nos tratamentos de longo prazo, sendo, assim, mais recomendada.
A dor nas costas é classificada como aguda, quando a dor está presente há 6 semanas ou menos. Subaguda, quando sua duração varia de 6 a 12 semanas. E crônica quando a dor as costas a 4 meses, após um período de cicatrização ou quando a dor é recorrente.
A lombalgia crônica é frequentemente associada a severas limitações funcionais e sintomas psicológicos, levando ao aumento da incapacidade e à redução da qualidade de vida.
Se você sofre com dor crônica na lombar e quer experimentar os benefícios da acupuntura que une tradição, tecnologia, ciência e acolhimento, agende uma consulta comigo aqui em Curitiba.