O que é
A Acupuntura é apenas um pilar da magnífica Medicina Tradicional Chinesa, que inclui terapias manuais, exercícios físicos e uso de ervas, entre outras técnicas. Porém, é a Acupuntura que vem sendo mais difundida no Ocidente.
Desenvolvida há milhares de anos na China, a Acupuntura teve um grande e duradouro impacto sobre a área da saúde. Vem sendo apreciada internacionalmente pela sua capacidade de promover a saúde e a longevidade.
Como se trata de um método natural de cura, constitui um grande tesouro Oriental cujo pensamento é focado no poder de autocura do ser humano. A Medicina Tradicional Chinesa vem evoluindo através dos tempos e com a chegada da técnica ao Ocidente foi necessário que tivesse um amparo científico.
Por ser uma terapia holística, não separa o individuo em partes autônomas e sim o interpreta como um todo, incluindo a sua interação com o meio.
Como funciona
A principal característica da Acupuntura é o uso de agulhas para fazer microlesões. Como resultado ocorre a ativação de mecanismos de sobrevivência incorporados, os quais geram homeostase (equilíbrio das funções do organismo) e promovem a autocura.
De forma resumida, quando uma agulha é inserida em um ponto de Acupuntura, obtemos três efeitos: