Você costuma buscar artigos interessantes sobre acupuntura?
Eu faço isso com frequência, e não raramente, os estudos vão de encontro com os resultados positivos de tratamentos na minha prática clínica. Mas também aprendo muito e descubro novas formas de aplicação tanto da EletroAcupuntura quanto da LaserAcupuntura.
Já falei lá no Telegram sobre esse estudo multicêntrico na Coreia (ocorrido em diferentes locais) sobre manejo da insônia através da LaserAcupuntura
O que mais me chamou atenção, foi o fato de ter usado padrão frequencial de laser nos pontos citados abaixo e por avaliar a diferença de efeitos conforme suas prescrições.
Como foi feito:
37 pacientes foram recrutados e randomizados em 3 grupos:
? Grupo A: que recebeu os pontos Anmian, C7, BA6, R3, F3 e PC6 bilateralmente.
? Grupo B: mesmos pontos do grupo A, porém PC6 apenas no lado dominante do paciente e adicionalmente o ponto VG20.
? Grupo C: grupo controle com LLLT Sham.
Nos grupos A e B os pontos foram estimulados com laser de multisaídas por 15 minutos.
A frequência utilizada em todos os pontos foi a frequência F de NOGIER.
Todos os pacientes foram avaliados na escala de qualidade de sono Pittsburgh. Estabeleceu diversos critérios de exclusão que estão descrito no PDF a seguir.
Na conclusão os autores observaram que tanto grupo A e grupo B tiveram melhoras significativas no tempo para adormecer, diminuição do número de despertar durante a noite, redução da ansiedade e sonolência durante o dia.
Um fato interessante é que no Grupo B, onde houve a adição do ponto VG20, o efeito foi melhor nos aspectos relacionados a ansiedade do que em relação a insônia.
O estudo concluiu que o grupo que recebeu a LaserAcupuntura em pontos especificos, foi superior (em vários aspectos) aos grupos de LaserAcupuntura sham e cuidados usuais.