Diversos estudos já observaram os benefícios da acupuntura no manejo da fertilidade masculina, mas o estudo que trago hoje focou sua atenção em uma questão mais patológica.
Para referência, utilizaram espermograma em 30 pacientes inférteis com diagnóstico de varicocele, randomizados em 2 grupos de 15. Um grupo foi tratado com varicocelectomia. E o outro, com acupuntura, duas vezes por semana, por 8 semanas.
Todos os participantes foram avaliados com espermograma antes e após os tratamentos. A análise pós-tratamento foi feita 6 meses após os pacientes tratados com cirurgia e ao final das sessões do grupo tratado com acupuntura.
Os dois grupos apresentaram melhoras nas concentrações de esperma, porém, foi significativamente maior entre os pacientes tratados com acupuntura.
O protocolo de Acupuntura utilizou os seguintes pontos:
VC3
VC4
VC6
B23
B32
E29
Para minha decepção, o estudo não especificou a frequência utilizada. A única informação referente à frequências está em uma citação na discussão do estudo, onde referiram uma revisão sistemática que utilizou frequência de 10hz no E29, sendo observada melhora do fluxo sanguíneo para os testículos. Na sequência, farei minhas recomendações sobre protocolos que eu utilizo no manejo destas questões.
A conclusão é que a acupuntura parece ser uma alternativa viável em estágios primários desta patologia com efeitos comparáveis ao procedimento cirúrgico.
Achei a prescrição de pontos bastante coerente, tanto quanto às indicações tradicionais destes pontos, bem como à forte relação neuroanatômica (da maioria dos pontos) com as estruturas alvo.
Se você procura um tratamento com Acupuntura em Curitiba, estou a sua disposição.