Nos últimos 70 anos, a ciência tem mostrado que a acupuntura é muito benéfica no tratamento de uma série de doenças, além de uma aliada eficaz no tratamento adjuvante/auxiliar de transtornos associados à quadros emocionais e à saúde mental.
Trago alguns desse estudos aqui para você. Confere abaixo!
Um estudo conduzido no Hospital de Medicina Tradicional Chinesa de Nanjing e no Nanjing Brain Hospital mostrou que a EletroAcupuntura somada à Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) potencializa o tratamento em pacientes obesos com compulsão alimentar e apresenta melhores resultado que tratar apenas com a TCC.
Outro estudo mostrou que a EletroAcupuntura melhora significativamente sintomas de insônia, incluindo problemas de fadiga, qualidade do sono e depressão, pois tem um efeito calmante no sistema nervoso simpático e um estimulante no sistema nervoso parassimpático.
Estudo realizado em Taiwan mostrou que LaserAcupuntura frequencial associada à Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) melhora significativamente os escores que avaliam a qualidade de vida e sono de pacientes com vício em metanfetamina, assim como promove uma redução importante nas recaídas do uso dessa substância.
Em tempo! A LaserAcupuntura frequencial usada nesse estudo é uma metodologia que venho propagando aqui no Brasil há alguns anos.
Outro estudo mostrou que a acupuntura e a EletroAcupuntura são capazes de modular as vias serotoninérgicas, sendo indicado em pacientes com diagnóstico de TOC e depressão. O estudo mostra que a medicação associada à EletroAcupuntura tem um potencial de aumentar o efeito da medicação. E se ela é capaz de aumentar os efeitos da medicação, os pacientes poderão se beneficiar usando doses menores de fármacos como fluoxetina, por exemplo.
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de New South Wales, na Austrália, revelou evidências biológicas positivas que suportam as evidências empíricas de que a LaserAcupuntura é eficaz no tratamento da depressão.
Por fim, estudo revela que a EletroAcupuntura é capaz de modular os níveis de grelina no estômago, diminuindo sua liberação, o que diminui a fome – o que é útil em contextos de manejo da obesidade.
Esses são alguns dos muitos estudos que mostram os benefícios da acupuntura para pacientes em tratamentos de depressão, ansiedade, vícios, compulsões e outros transtornos associados à quadros emocionais e saúde mental.
Se você enfrenta alguma dessas condições e quer experimentar os benefícios de uma acupuntura que une tradição, tecnologia, ciência e acolhimento, agende uma consulta comigo aqui em Curitiba.
Referências
- https://journals.lww.com/md-journal/Fulltext/2020/12040/Clinical_study_on_electroacupuncture_for_obese.54.aspx
- https://www.hindawi.com/journals/ecam/2019/8136967/
- https://www.hindawi.com/journals/ecam/2021/5514873/
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18719995/
- https://www.liebertpub.com/doi/pdfplus/10.1089/acu.2011.0870
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4146168/