“A razão pela qual a acupuntura funciona não é por causa das explicações atribuídas a sua estimulação, mas pelo FATO de que os pontos selecionados para essa estimulação acessam diretamente o sistema nervoso.”
Dr. Alejandro Claraco
Essa frase do Dr. Alejandro Claraco, diretor do Programa de Acupunturada da Universidade McMaster no Canadá e um dos grandes nomes da Acupuntura Neurofuncional, escutei em um vídeo muito interessante sobre as bases científicas dos canais de Acupuntura que compartilho hoje com vocês.
Como tão bem pontua o Dr Claraco, sabemos das enervações das articulações e os tipos de receptores. E, na nossa prática clínica, usamos centenas de locais de estimulação neural baseada em categorias como mecanorreceptores e estímulos intramusculares, que sabemos ter um acesso mais assertivo à medula espinhal.
Para o Dr Claraco, ter descoberto um número expressivo de locais de acesso ao sistema nervoso, que são os 361 pontos mapeados nos 14 meridianos, é o grande legado deixado pelos clínicos ancestrais.
Hoje, no entanto, com o conhecimento e tecnologia que dispomos, ao olharmos o corpo, vamos além disso e vemos áreas de nervos, receptores e sabemos onde encontrá-los manualmente e como selecionar o melhor acesso ao sistema nervoso para tratar suas disfunções.
Se você está em busca de tratamento com Acupuntura, estou a sua disposição em Curitiba – PR