Muitos não sabem, mas a auriculoterapia possuiu um sistema de tratamento e diagnóstico próprios, fundamentados na fisiologia normal do organismo.
Dr Paul Nogier, conhecido como o “O Pai da Auriculoterapia e Auriculomedicina”, era médico, acupunturista, psiquiatra, homeopata, quiropraxista e pesquisador. Em 1951, descobriu a Auriculoterapia, dez anos depois desenvolveu a Auriculomedicina. Suas descobertas serviram de base para o desenvolvimento de todos os mapas de pontos e regiões auriculares, inclusive os Chineses.
A auriculoterapia baseia-se no fato de que um ponto ou região na orelha possui relações com órgãos e sistemas do corpo.
Este mecanismo de ação é justificado pelas vias reflexas do sistema nervoso.
Na Auriculoterapia, estes pontos ou zonas patológicas, podem ser determinados por meio da palpação e detector elétrico. O tratamento pode ser feito por meio de massagem, agulhas, eletroestimulação e laser.
A localização dos pontos na orelha-se assemelha a um feto de cabeça para baixo. Onde o lóbulo da orelha, representa a cabeça o centro o abdômen e órgãos internos, nas partes externas a coluna e membros, por exemplo.
Auriculomedicina é uma extensão lógica que incorpora a Auriculoterapia.
Paul Nogier incorporou a esta técnica diversos conceitos de diagnósticos como o RAC – Reflexo Aurículo Cardíaco, que detecta pelo pulso radial alterações no organismo, quando este é “perturbado” por algum estímulo.
Através de filtros de luz, laser, detectores elétricos e palpadores, as áreas de disfunção são encontradas pela orelha e no corpo. A confirmação é feita através do RAC. O tratamento poderá ser feito com agulhas ou com os mesmos aparelhos utilizados no diagnostico, nestas mesmas ou outras regiões.
A ciência hoje já reconhece diversos benefícios da estimulação dos nervos localizados na orelha (especialmente o nervo vago), o que ajuda a tentar entender e talvez validar de forma mais abrangente os benefícios das diferentes cartografias (Francesa, Chinesa e outras…).
Eu fui aluno do Dr. Yves Rouxeville (França), um dos maiores divulgadores da Auriculomedicina no mundo, aluno e discípulo direto de Paul Nogier.
Utilizo a Auriculoterapia como um reforço terapêutico quando necessário (por ser um estimulo prologado) e/ou quando meu objetivo é gerar um estimulo no nervo vago (ramo auricular do nervo vago). Neste ultimo caso, uso agulhas longas durante o atendimento e retiro ao termino da sessão.
Se você está em busca de atendimento que inclua auriculoterapia junto da Acupuntura, estou a disposição para te ajudar aqui em Curitiba