Pesquisas apontam que a acupuntura reduz a inflamação e os sintomas e melhora a qualidade de vida de pacientes com rinite alérgica.
Um desses estudos foi feito na Austrália por três anos consecutivos, durante o auge da temporada de rinite na região de Melbourne.
Sintomas de espirro, coceira e coriza foram significativamente menos severos nos pacientes que receberam a acupuntura.
Além de seguro e bem tolerado, o tratamento se mostrou eficaz e seus benefícios duraram até quatro semanas após o término dele
Outro estudo feito no Hospital de Medicina Coreana comparando os efeitos da LaserAcupuntura intranasal com a acupuntura tradicional mostrou que os efeitos imunossupressores em casos de rinite alérgica são uma boa alternativo.
Os resultados apontaram que ambas melhoram os sintomas nasais, a qualidade de vida nos quadros de rinoconjuntivite alérgica e o índice na endoscopia nasal na rinite alérgica.
Na minha prática clínica, eu costumo usar a LaserAcupuntura e a EletroAcupuntura nos tratamentos de rinite alérgica com ótimos resultados. Uso a LA mais em pontos locais e a EA em pontos sistêmicos tanto no tratamento de ‘raiz’, como para a manutenção e prevenção.