A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma das causas mais comuns de infertilidade e um dos problemas endócrinos mais conhecidos em mulheres em idade reprodutiva, afetando de 7 a 10% das mulheres em todo o mundo.
Essa síndrome se caracteriza por anovulação persistente e hiperandrogenismo, frequentemente ligados à obesidade e resistência à insulina.
Independentemente da idade da mulher, quadros de SOP são sérios e merecem atenção, pois podem acarretar problemas de saúde a longo prazo, tais como diabetes, dislipidemia, aterosclerose e problemas cardiovasculares. Na gestação, mulheres com SOP desenvolvem mais risco de aborto, diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e gravidez prematura.
Além de mudança de estilo de vida, com alterações na dieta e exercícios físicos, a medicina tradicional trata a questão com hormônios. Algo que, para algumas mulheres, traz muitos efeitos colaterais.
A acupuntura tem sido reconhecida como um tratamento bastante eficaz na melhora da função ovulatória em mulheres com SOP, modulando os sistemas nervosos somático e autônomo, que regulam funções endócrinas e metabólicas que impactam as funções ovulatórias.
Dois estudos que já compartilhei no meu perfil no Instagram mostram isso.
Um deles é um ensaio clínico realizado com 44 mulheres entre março e setembro de 2018 em Jacarta, na Indonésia, que investigou a eficácia da estimulação com EletroAcupuntura (EA), juntamente com terapia farmacológica, na melhora da resistência à insulina em mulheres com SOP.
O estudo mostrou uma diminuição significativa no Índice de Resistência à Insulina no grupo que recebeu o tratamento com EA. Diante disso, a conclusão da pesquisa é que a EletroAcupuntura aliada à terapia farmacológica melhora efetivamente a sensibilidade à insulina em mulheres com SOP.
O outro estudo, feito em Xangai, mostra os benefícios e a eficácia da combinação de EletroAcupuntura e moxabustão no tratamento da SOP. Nele, determinados pontos de acupuntura foram estimulados com EA e receberam moxabustão com ervas durante 12 semanas de tratamento, com pausa somente durante a menstruação.
O resultado desse estudo demonstra que a moxabustão com ervas combinada com EletroAcupuntura pode efetivamente melhorar os sintomas clínicos relacionados de pacientes com a SOP com deficiência do rim, umidade e fleuma, equilibrando os hormônios AMH, FSH e estradiol.
A acupuntura, portanto, tem se revelado eficaz no tratamento da SOP quando usada com eletroestimulação da EA.
Se você é paciente e tem quadros de anovulação, hiperandrogenismo e outros causados pela SOP, agende uma consulta comigo aqui em Curitiba.