Publicada no dia 30 abril, essa revisão sistemática conduzida por dois revisores na China avaliou a eficácia da acupuntura no tratamento para reduzir significativamente a dor, melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida dos pacientes com Artrite Reumatoide (AR).
A revisão avaliou 11 estudos publicados entre 2006 e 2021, envolvendo 796 pacientes com AR, conforme critérios estabelecidos pela Liga Europeia Contra o Reumatismo e o Colégio Americano de Reumatologia.
Dos 796 pacientes, 402 receberam acupuntura (incluindo EletroAcupuntura, Acupuntura Tradicional e LaserAcupuntura), e 394 receberam intervenções de controle. A idade média dos pacientes dos estudos variou entre 46 e 69 anos.
A conclusão da metanálise é que, apesar das limitações dos estudos analisados, é possível afirmar que a acupuntura é eficaz como tratamento para aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida de pacientes com AR.
E mais!
Que a acupuntura é um tratamento promissor, enquanto comparado com a medicação convencional, por tais resultados e por não apresentar eventos adversos colaterais, razão pela qual deve ser indicada como tratamento não farmacológico adjunto em programas de reabilitação e tratamento de AR.
A revisão destaca que, apesar dos pontos selecionados serem diferentes, variando de acordo com a singularidade de cada estudo, os mais utilizados foram E36 (63,6%) e IG11 (45,5%). Interessante, não é?
E se você é paciente e se interessou, agende uma consulta comigo aqui em Curitiba.