Quadros persistentes de dor impactam negativamente a vida das pessoas, inclusive aumentando a probabilidade de depressão e distúrbios do sono.
Pesquisas modernas têm mostrado que elementos psicológicos e emocionais podem desempenhar um papel importante nos quadros de dor. “A dor é uma experiência multidimensional que envolve fatores quantitativos e perceptivos que têm repercussões biológicas, psicológicas e sociais” , explicam Ruaro, Fréz, Ruaro e Nicolau em um estudo publicado em 2014, sobre o uso do LaserAcupuntura no tratamento da fibromialgia (Low-level laser therapy to treat fibromyalgia).
Estes componentes não-físicos podem ajudar o cérebro a “aprender” a estar em dor, religando os circuitos neurais do corpo para perpetuar a sensação de dor, gerando dores excruciantes até. Eis porque essa dor que persiste e, ao tornar-se crônica, é mais complexa.
A boa notícia é que a interpretação da dor pelo cérebro pode ser reversível. Com a atenção terapêutica adequada, o cérebro pode “desaprender” a estar em dor, abrindo o caminho para o alívio da dor física.
Como tantas pesquisas feitas mundo afora demonstram, muitas das quais já compartilhei aqui, a acupuntura é um método bastante eficaz não só na analgesia da dor, mas também nesse processo de ensinar o cérebro a desaprender a estar em dor.
Acho isso é tão fascinante! Ver todos esses estudos que buscam ampliar o conhecimento sobre os benefícios reais da acupuntura, nos permitindo aprimorar a nossa prática clínica e potencializar resultados para os nossos pacientes.
Por isso, entendo que, quanto mais entendemos os mecanismos da dor, melhor nos capacitamos para atender os nossos pacientes. É importante saber, por exemplo, que a dor sempre é indicada pelo Sistema Nervoso Central (SNC).
A sinalização da dor pode iniciar no local onde ocorreu a lesão. Mas quem gera a sensação de dor nesse local é o SNC, porque é ele quem controla toda a sensação de dor.
Se você machucar sua mão, uma cascata de reações partirá do local onde a lesão ocorreu e será “interpretada” como dor pelo Sistema Nervoso Central. É assim que o SNC, respondendo a estímulos gerados no local do machucado, gera a sensação de dor na sua mão.
Saber isso ajuda a compreender melhor as dores dos nossos pacientes, e a escolher rotas de tratamento fundamentadas em estudos, como os que analisam a analgesia promovida pela EletroAcupuntura e pela LaserAcupuntura.
Se você sofre com quadros de dor crônica e quer experimentar os benefícios da acupuntura num tratamento que une tradição, tecnologia, ciência e acolhimento, agende uma consulta comigo aqui em Curitiba.