Volta e meia, nos deparamos com alguma discussão (e muito buzz) nas redes sociais, em torno de uma inexistente conexão entre a ciência e a MTC. Quem diz isso, o faz sem conhecer de fato o que fala.
Primeiro, porque existe muito estudo e pesquisa científica sendo produzida sobre acupuntura – e se você me acompanha, sabe que isso é um fato, pois estou sempre compartilhando novos papers por aqui.
Além disso, o profissional de MTC na China e na Ásia produz conhecimento científico para caramba! Há duas semanas, por exemplo, ao publicar um estudo sobre os efeitos da LaserAcupuntura no tratamento de dores musculoesqueléticas feita em Taiwan, ainda comentei o quanto se tem produzido pesquisa sobre LaserAcupuntura por lá!
Outro ponto importante a salientar é o fato das doenças descritas na forma da MTC constarem no CID 11, o Código Internacional de Doenças da OMS, o que só é possível devido ao fato de ser algo cientificamente tangível, palpável.
O que observo é que muita dessa confusão se origina do fato de alguns acupunturistas acabarem endossando e reproduzindo um discurso que reduz a acupuntura a energia e flow. Alguns o fazem por carecer de uma base na área da saúde, onde se é treinado a ver as coisas de outro jeito. Outros, por opção, mesmo.
O fato é que, de uma forma ou de outra, isso acaba propagando a equivocada ideia de que a MTC não pode ser pesquisada cientificamente, porque trabalha com energia. Afirmação que, para mim, não só é uma grande falácia, mas demonstra absoluta falta de conhecimento também.
Diante disso tudo, é fácil entender porque é tão importante seguir estudando, se atualizando e ampliando o conhecimento na área da saúde.
Por fim, vale dizer que há diversos assuntos da MTC que ainda não foram pesquisados, não porque não seja possível fazê-lo ou porque a MTC esteja fora da ciência; mas, sim, por não terem sido objeto de interesse de estudo até agora.
Como eu já disse aqui essa semana, ao publicar um estudo na segunda-feira, é inegável que acupuntura BEM FEITA e FUNDAMENTADA traz benefícios concretos para os nossos pacientes. E esses benefícios podem ser cientificamente estudados e mensurados, sim.
Estou a sua disposição para um tratamento com Acupuntura e diversas outras técnicas da MTC aqui em Curitiba – PR