A acupuntura é capaz de melhorar a ansiedade e a depressão em pacientes com enxaqueca.
Essa é a conclusão de uma revisão sistemática e meta análise feita na China, que teve como objetivo investigar o efeito da acupuntura no manejo da dor e transtornos de humor em pacientes com enxaqueca.
A enxaqueca é uma doença neurológica caracterizada por cefaleia moderada ou intensa e vários sintomas neurológicos.
Depressão, ansiedade e insônia ocorrem frequentemente em pacientes com enxaqueca, especialmente naqueles que têm enxaqueca crônica. (Buse DC et al, 2009)
Muitas vezes, ela causa transtornos de humor e ansiedade que podem afetar seriamente a qualidade de vida.
Existem muitos fatores que podem desencadear enxaquecas, com gatilhos comuns, incluindo estresse, sono interrompido, agitação emocional, ansiedade, menstruação, ruído, luz, clima quente e frio e fadiga. (Parque JW et al, 2016)
Segundo dados do Global Burden of Disease Study 2017, cerca de 1,3 bilhão de pessoas sofrem desse mal, sendo que pacientes do sexo feminino são 3 a 4 vezes mais comuns do que pacientes do sexo masculino.
A acupuntura tem tido, cada vez mais, um papel relevante no tratamento de transtornos neuropsiquiátricos e está se tornando cada vez mais popular. E tem se mostrado uma ferramenta muito eficaz na melhoria da saúde mental de pacientes com esse quadro de dor.
Se você sofre com enxaquecas e quer experimentar os benefícios da acupuntura que une unindo tradição, ciência, tecnologia e acolhimento, agende uma consulta comigo aqui em Curitiba.