Uma queixa relativamente frequente em consultório é a disfunção da articulação temporomandibular (ATM), que pode causar inúmeras repercussões, de dor local a cefaleias.
Hoje, trago um estudo observacional retrospectivo conduzido em Taiwan, em 2014, utilizou a LaserAcupuntura Frequencial no manejo de pacientes resistentes – ou, pouco responsivos – aos tratamentos usuais para tratar essas disfunções.
O estudo avaliou e tratou 25 mulheres e 4 homens. Alguns desses pacientes com disfunções bilaterais e outros com disfunções unilaterais. Neste sentido observamos que a distribuição do estudo foi um tanto heterogênea.
Neste estudo, os autores utilizaram a metodologia frequencial nos tratamentos com um laser de 810nm e 150mW de potência. Como referência, utilizaram a escala visual analógica de dor e máxima abertura da boca. Foram usadas doses extremamente baixas em pontos de canais envolvidos e doses maiores nos pontos dolorosos (Ashi).
Os resultados foram os seguintes:
• Entre 12 e 15 sessões os pacientes reportaram alívio da dor e melhor da abertura da boca.
• Os pacientes em fase aguda da disfunção reportaram que, após o quinto ou sexto tratamento, estavam sem dor quando em repouso da articulação.
• O estudo observou outros padrões de melhoras em outros padrões de pacientes.
• Nenhum efeito negativo foi observado.
Vou deixar aqui minhas observações e opiniões sobre o estudo.
• Acredito que a maior parte dos efeitos observados foram oriundos dos tratamentos locais (Ashi), tendo em vista que as doses aplicadas especificamente nos pontos de canais/meridianos são baixas demais em relação ao usual.
Se você está em busca de tratamento para sua ATM, saiba que a Acupuntura pode ajudar, estou a sua disposição em Curitiba – PR.