Essa é uma boa notícia para nossos pacientes que sofrem de enxaqueca!
Uma pesquisa publicada na revista BMJ em 2020 e realizada na China entre 2016 e 2018 com 150 participantes, avaliou a eficácia da acupuntura como tratamento padrão na redução dos episódios de enxaqueca sem aura.
Neste estudo, houve melhora na qualidade de vida (Migraine-Specific Quality-of-Life Questionnaire) e diminuição da intensidade da dor (Visual Analogue Scale) na vigésima semana de tratamento.
Os participantes também tiveram uma redução média de dois dias na manifestação dos sintomas nas primeiras quatro semanas de tratamento e de quatro dias entre 17 e 20 semanas de tratamento.
Foram feitos 20 atendimentos com duração de 30 minutos cada, numa frequência de 1 entendimento a cada dois dias nas primeiras 10 sessões. Após uma pausa de 9 dias, foram realizados mais 10 atendimentos.
Os pontos trabalhados foram F4, F3, EXHN5, VB20 e VB8. E, dependendo do local de manifestação da cefaleia, eram associados os pontos E8 para o meridiano Yangming, B10 para o meridiano Taiyangm e VG20 para o meridiano Jueyin.
Apesar de algumas limitações, o estudo mostra que a acupuntura foi mais eficaz que o tratamento padrão para redução da frequência e duração da enxaqueca. E que ela pode uma terapia de primeira escolha para pacientes que procuram tratamentos não-farmacológicos.
Se você é paciente e sofre com enxaquecas, agende uma consulta comigo aqui em Curitiba.